domingo, 20 de fevereiro de 2011

I Encontro Estadual de Escolas Técnicas

Apesar dos avanços na área social alcançados nos últimos anos, o Brasil ainda apresenta grandes carências na Educação Pública. A rede pública de ensino atende, hoje, à ampla maioria dos jovens estudantes do ensino médio (86,5%) em uma realidade onde acesso à universidade pública ainda consiste em um processo repleto de dificuldades. Se somarmos a tudo isso o fato de que a média de escolaridade dos brasileiros é de apenas 7 anos, fica mais do que claro a importância e a necessidade de investimentos no Ensino Profissional do nosso país.

A maioria dos jovens brasileiros tem nas escolas técnicas uma chance única de obter qualificação para ter acesso a um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Após anos de negligência e de fortes ataques vivenciados na 'Era FHC', o ensino fundamental passa por um momento de ascensão. Durante o Governo Lula, o número de escolas técnicas no Brasil teve um salto de 254%. Após esse investimento, hoje, existem em nosso país 340 escolas técnicas e, a projeção é que até o final de 2011 esse número seja elevado para 354.

No nosso estado existe uma avançada rede estadual de escolas técnicas (FAETEC's, IFRJ's, IFF's), porém essa rede necessita de maiores investimentos financeiros, em especial a rede FAETEC, que consiste em uma das maiores redes estaduais de escolas técnicas do nosso país e necessita ser fortalecida, ampliada, interiorizada e, fundamentalmente, ter todos os seus cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.

Levando em consideração o cenário atual, a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (UEES-RJ) convida todos os estudantes a participarem do 1º Encontro Estadual de Escolas Técnicas (E.E.E.T.), que será realizado no dia 25 de Fevereiro de 2011, a partir das 8 horas, na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (São Cristóvão). Um encontro que promoverá um franco debate acerca do futuro das escolas técnicas no nosso Estado, abordando temas importantes como o decreto 2.208/97 (que desvincula o ensino técnico do ensino médio), a necessidade de que o Governo Federal continue investindo no ensino profissional e, a necessidade de criação de um fundo exclusivo para as escolas técnicas.

2 comentários:

  1. Galera tá todo mundo convidado a participar desse encontro que debaterá importantes questões pra juventude do Estado do Rio de Janeiro.A importância da ensino técnico para o desenvolvimento nessa conjuntura favorável em que o Rio de Janeiro recebe muitos investimentos tendo em vista que receberemos a Copa do Mundo,as Olimpíadas e ainda tem o Pre-Sal riqueza essa que deve servir pra revolução na educação.
    Sem falar que é um espaço pra galera trocar idéia, conhecer gente de outros cantos,enfim ESTÃO TODOS CONVIDADOS!!!

    ENTIDADE DE LUTA PRONTA PRA COMBATER UEES É RIO AÊ!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando o ensino médio não te leva nem pro mercado de trabalho nem pra universidade, encontramos uma falha no real papel que a educação cumpri pra nós. A favor do desenvolvimento da educação no Rio de Janeiro AMANHÃ ( 25/02) no colégio Adolpho Block teremos nosso 1 Encontro Estadual de Escolas Técnicas, não deixem de participar , essa causa afeta todos nós !

    ResponderExcluir